Parauapebas 37 anos
Garra Fibra 01
Rádio Produções 2025
MINERAÇÃO

Canaã dos Carajás sedia pela primeira vez encontro da AMIG Brasil

Com o evento, município assume protagonismo nacional na pauta da mineração

29/05/2025 06h14
Por: Redação
Fonte: ASCOM/PMCC
Foto: Diego Barbosa
Foto: Diego Barbosa

O município de Canaã dos Carajás será palco, entre os dias 24 e 26 de junho, da segunda edição do Encontro Técnico Itinerante da Associação Brasileira de Municípios Mineradores (AMIG Brasil). Esta é a primeira vez que a cidade sedia o evento, marcando um momento de protagonismo regional e nacional na discussão sobre os desafios e oportunidades da atividade mineral no Brasil.

O evento reunirá prefeitos, secretários de Fazenda, procuradores municipais e especialistas das áreas fiscal, jurídica e econômica de diversos municípios mineradores do Pará. Para participar do evento, os interessados devem se inscrever online até o dia 9 de junho.

A escolha de Canaã dos Carajás como sede destaca o papel estratégico da cidade, não apenas pela sua relevância na produção mineral, sendo o lar da do Complexo Minerador S11D, uma das maiores operações de minério de ferro do mundo, mas também por sua liderança política e institucional por meio da prefeita Josemira Gadelha, que também é vice-presidente da AMIG Brasil.

A programação

O evento contará com momentos decisivos e informativos para os municípios mineradores. Serão realizadas as eleições para os cargos de Diretor da Regional Norte e Diretor de Diversificação Econômica, além da apresentação da importante pesquisa da UFMG sobre o custo de vida nos municípios mineradores. O evento também incluirá palestras técnicas sobre temas centrais para a gestão pública local, como a legalidade da aplicação da CFEM e os impactos concretos da Reforma Tributária para os municípios que têm na mineração sua principal atividade econômica. Um dos destaques será a apresentação da pesquisa inédita da UFMG sobre o custo de vida nos municípios mineradores, além de uma visita técnica ao S11D, da Vale.

O encontro visa fortalecer a articulação dos municípios do Pará, promovendo estratégias comuns de atuação e defesa de seus interesses diante das transformações tributárias em curso no país. “Receber esse evento em Canaã dos Carajás é um marco para o nosso município e reforça nosso compromisso com uma mineração mais justa, transparente e benéfica para nossa população”, afirmou a prefeita Josemira Gadelha.

As inscrições estão abertas até 9 de junho e podem ser feitas por meio do formulário online: https://forms.gle/SEYNPkThwj2T6gt58.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Canaã dos CarajásCanaã dos Carajás - PA Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará, Região Norte do país. Sua população em 2023 é de 77 079 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Segundo o censo, foi a cidade que mais cresceu no Brasil, quase triplicando a sua população entre 2010 e 2022. É um município com expressiva indústria de extração mineral, tendo acumulado em função dela uma considerável renda per capita (maior do Pará). O nome do município t
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 23h02
24°
Tempo nublado Máxima: 34° - Mínima: 20°
24°

Sensação

0.86 km/h

Vento

46%

Umidade

Arranha Céu 01
Lado Garra
Municípios
Lado Correio Fm
Últimas notícias
Lado Prev Carajás
Mais lidas
Lado SBT
Lado RP