Garra Fibra 01
Parauapebas 37 anos
Rádio Produções 2025
SOMBRAS DE MEDELLÍN

Polícia Civil do Pará prende quatro suspeitos de homicídio e ligação com tráfico internacional

A Operação de enfrentamento ao crime organizado cumpriu mandados de prisão preventiva, e de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal de Barcarena

09/07/2025 05h34
Por: Redação
Fonte: Agência Pará
Foto: Reprodução Agência Pará
Foto: Reprodução Agência Pará

Quatro homens foram presos pela Polícia Civil, nesta terça-feira (8), suspeitos de homicídio qualificado, envolvimento com tráfico internacional de drogas, contrabando e lavagem de dinheiro. As prisões ocorreram durante a Operação “Sombras de Medellín”, deflagrada nos municípios de Abaetetuba, Limoeiro do Ajuru, Cametá e Moju, na Região de Integração Tocantins.

Foto: Reprodução Agência Pará

“A Operação 'Sombras de Medellín' reforça o compromisso da Polícia Civil em enfrentar de forma integrada e estratégica o crime organizado, especialmente nos municípios do interior, onde essas organizações tentam se infiltrar. Essa resposta firme demonstra que o Estado está presente e atuante”, destacou o diretor de Polícia do Interior, Hennison Jacob.

O objetivo da ação foi o cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal de Barcarena. Dois alvos da Operação não foram localizados, e são considerados foragidos.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam diversos aparelhos celulares, mídias digitais e R$ 295 mil em moedas nacional e estrangeiras, incluindo pesos colombianos. O dinheiro foi encontrado em um compartimento oculto na parede da casa de um dos suspeitos, disfarçado com uma tomada elétrica.

Foto: Reprodução Agência Pará

Retaliação - A Operação é um desdobramento das investigações sobre o homicídio de Galileu Pinheiro Macedo, ocorrido em 17 de fevereiro de 2024, e o desaparecimento de Robson Figueiredo da Luz, em 23 de abril do mesmo ano. Conforme já apurado, os crimes foram cometidos como retaliação e “queima de arquivo”, no contexto de uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas e contrabando.

“Esses crimes foram planejados de forma cruel e calculada, como forma de silenciar quem representava risco à estrutura da organização criminosa. As prisões de hoje são resultado de um trabalho minucioso de inteligência e investigação, que continuará até que todos os envolvidos sejam responsabilizados”, disse o delegado Mhoab Khayan, superintendente regional.

Foto: Reprodução Agência Pará

As vítimas trabalhavam como piloto e guarda de embarcação da organização, e passaram a ser suspeitas de colaborar com as forças de segurança após a apreensão de grandes carregamentos de drogas.

Entre as ações da polícia que teriam motivado os assassinatos, estão a apreensão de 300 quilos de cocaína, em 6 de fevereiro de 2024, e de 3 toneladas de entorpecentes, em 14 de abril do mesmo ano, na região de Abaetetuba.

De acordo com as investigações, os líderes da organização acreditavam que as vítimas estariam instalando rastreadores nas embarcações, o que possibilitou as apreensões. A suspeita teria motivado a execução de Galileu e o desaparecimento de Robson.

Foto: Reprodução Agência Pará

Efetivo - A Operação contou com 41 policiais civis, que atuaram com o apoio de 11 viaturas e uma lancha. Participaram da ação equipes das delegacias de Abaetetuba, Vila dos Cabanos (distrito de Barcarena), Moju e Igarapé-Miri, e da Delegacia de Homicídios de Abaetetuba, da Delegacia da Mulher (Deam), Delegacia Especializada no Atendimento a Criança e ao Adolescente (Deaca), do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Abaetetuba e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), sob coordenação da Superintendência Regional do Baixo Tocantins e da Diretoria de Polícia do Interior (DPI).

Foto: Reprodução Agência Pará

Os presos foram conduzidos à Delegacia de Homicídios de Abaetetuba para os procedimentos necessários, e encaminhados ao Sistema Penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos nos crimes de homicídio, tráfico internacional, lavagem de dinheiro, contrabando e demais delitos relacionados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
BarcarenaBarcarena - PA Barcarena é um município brasileiro do estado do Pará, na Região Norte do Brasil. Pertencente à Região Metropolitana de Belém. Em 2023, o município de Barcarena passa a integrar a Região Metropolitana de Belém depois da aprovação unânime da Lei Complementar N° 164, de 5 de abril de 2023, por parte da Assembleia Legislativa do Pará e, posteriormente, da sanção do governador Helder Barbalho.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 20h02
27°
Tempo nublado Máxima: 34° - Mínima: 20°
28°

Sensação

1.13 km/h

Vento

53%

Umidade

Arranha Céu 01
Lado Garra
Municípios
Lado Correio Fm
Últimas notícias
Lado Prev Carajás
Mais lidas
Lado SBT
Lado RP