Garra Fibra 01
Parauapebas 37 anos
Rádio Produções 2025
DESASTRE AÉREO

Saiba por que pilotos desligaram errado motor do avião

Investigadores dizem ter provas de falha humana após colisão com aves; famílias contestam versão preliminar

22/07/2025 05h46
Por: Redação
Fonte: DOL
Avião da Jeju Air: acidente se chocou com pássaros e teve desligamento de motor errado Reprodução vídeo YouTube
Avião da Jeju Air: acidente se chocou com pássaros e teve desligamento de motor errado Reprodução vídeo YouTube

O maior desastre aéreo da história da Coreia do Sul ganhou um novo capítulo recentemente. Segundo uma investigação sul-coreana, os pilotos do voo Jeju Air 2216 desligaram o motor errado após a aeronave colidir com aves pouco antes do pouso no Aeroporto de Muan, em 29 de dezembro de 2024. O erro teria contribuído para a queda do Boeing 737-800, que matou 179 dos 181 ocupantes a bordo.

Uma apuração conduzida pelo Conselho de Investigação de Acidentes de Aviação e Ferrovias da Coreia do Sul (ARAIB) revelou que os pilotos do voo da Jeju Air desligaram o motor menos danificado, o do lado esquerdo, em vez do mais comprometido, localizado à direita, durante procedimentos de emergência logo após uma colisão com pássaros.

Segundo a agência Reuters, evidências incluem registros do gravador de voz da cabine, dados do sistema de bordo e um interruptor de motor encontrado entre os destroços em maio. Os dados indicam que o motor esquerdo foi desligado por engano, mesmo estando em melhores condições que o direito, que permaneceu operando.

“A equipe de investigação tem evidências claras e dados de apoio, portanto, sua conclusão não mudará”, disse à Reuters uma fonte envolvida na investigação, sob anonimato, já que o relatório oficial ainda não foi divulgado.

A tragédia, que resultou em apenas dois sobreviventes entre os 181 passageiros e tripulantes, ocorreu quando o avião ultrapassou a pista durante um pouso de emergência e colidiu com um muro próximo a um local que abrigava equipamentos de navegação, causando um incêndio seguido de explosão parcial.

O relatório preliminar de janeiro já havia apontado a presença de restos de patos nos dois motores. No entanto, a recente atualização, compartilhada com familiares das vítimas em uma coletiva no último sábado, afirma que o motor direito sofreu danos significativamente maiores.

Veja o vídeo do acidente:

Divulgação de relatório é suspensa após pressão de famílias

O ARAIB planejava divulgar uma atualização pública sobre o andamento da investigação, mas recuou após pressão das famílias. Representantes legais dos parentes das vítimas alegam que o conteúdo da minuta dava a entender que o erro dos pilotos foi o único fator causador do acidente, sem considerar falhas estruturais, organizacionais ou operacionais.

Em nota, os advogados alertaram que “todas as causas do acidente devem ser examinadas com rigor técnico” e que a apresentação feita aos familiares poderia ser interpretada como uma conclusão final, algo que contraria os princípios das investigações internacionais de acidentes aéreos.

O sindicato dos pilotos da Jeju Air também contestou a conduta do ARAIB, acusando a agência de “enganar o público” ao sugerir que o motor esquerdo não apresentava problemas, mesmo com a presença de restos de aves nos dois motores. A entidade criticou o que chamou de tentativa de transformar os pilotos em “bodes expiatórios”.

“Os investigadores não apresentaram qualquer dado técnico que comprove que o pouso teria sido seguro apenas com o motor esquerdo em funcionamento”, afirmou o sindicato, acrescentando que o relatório ignora completamente possíveis falhas organizacionais da companhia aérea e da infraestrutura do aeroporto.

Fatores agravantes e estrutura questionada

O avião ultrapassou a pista e colidiu com um muro que separava a área de pouso de uma instalação de equipamentos de navegação, o que provocou um incêndio e uma explosão parcial. Segundo especialistas em aviação citados por veículos sul-coreanos, essa estrutura pode ter contribuído para o número elevado de vítimas.

A Jeju Air afirmou estar colaborando com a investigação conduzida pelo ARAIB e aguarda a conclusão oficial do processo. A Boeing, fabricante da aeronave, encaminhou os questionamentos para as autoridades sul-coreanas. A CFM International, responsável pelos motores, ainda não se manifestou.

Conforme as normas internacionais, o relatório final deve ser divulgado até dezembro de 2025, um ano após o acidente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.